Terça-feira, 12 de dezembro de 2017   
 
 
 
 

CURTAS
29 de setembro de 2017

6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
Projetos de empresas e entidades empresariais
podem ser inscritos até novembro

Associação de supermercados e as empresas Bio&Green, Camará
Shopping Center e Shopping Eldorado foram as vencedoras em quatro subcategorias
 

As inscrições para a sexta edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade seguem abertas até a segunda quinzena de novembro e podem ser realizadas exclusivamente pelo site www.fecomercio.com.br/premio. O objetivo é premiar iniciativas que coloquem em prática, em diversos níveis, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), tema desta edição.

Podem se inscrever para a Premiação projetos de micros, pequenas/médias e grandes empresas de comércio, serviços e turismo e entidades empresariais, como sindicatos e entidades de classe, confederações e federações, de todos os setores econômicos.

O Shopping Center Eldorado, que desenvolveu o Projeto de Compostagem e Telhado Verde, às margens do Rio Pinheiros, em São Paulo, foi o vencedor da subcategoria Grande Empresa, da última edição da premiação. O local aproveita as sobras das 10 mil refeições servidas por dia nas praças de alimentação para realizar um processo de compostagem, que, por sua vez, aduba uma horta comunitária cultivada no terraço do empreendimento. Os funcionários do shopping fazem a colheita a cada dois meses e podem levar vegetais e ervas frescas para suas casas. O projeto possui a meta de reutilizar cem por cento dos resíduos orgânicos do shopping até 2020, para que nada seja enviado para aterros sanitários.

Na subcategoria Microempresa, o destaque foi o trabalho Bandejas e Copos Feitos de Bagaço, da Bio&Green Indústria de Produtos Biodegradáveis, de São Paulo. A empresa criou embalagens biodegradáveis utilizando o conceito de produção das espumas de celulose do bagaço de cana-de-açúcar por extrusão.

O Plano Diretor de Sustentabilidade, desenvolvido pelo Camará Shopping, de Camaragibe (PE), foi o vencedor na subcategoria Pequena e Média Empresa. O empreendimento implantou uma identidade verde e socialmente correta e obtém lucro mesmo antes de abrir as portas. Com previsão de funcionamento a partir de abril de 2018, o Camará foi construído baseado em um projeto que mostra resultados expressivos, com economia de R$ 1,1 milhão e redução de 88 toneladas de CO2 que seriam emitidas na atmosfera, reaproveitamento de 15 mil toneladas de resíduos e reúso de 5 milhões de litros de água nas obras.

Já a Associação Paulista de Supermercados (Apas) foi a ganhadora na subcategoria Entidades Empresariais e Sindicatos, com o projeto Supermercados Mais Sustentáveis. A entidade desenvolveu um guia personalizado para promover práticas sustentáveis nos estabelecimentos comerciais de todos os portes. Como exemplo, a associação elaborou guias, checklists personalizados de soluções sustentáveis e orientações em feiras e estabelecimentos para conscientizar os supermercadistas a reduzir desperdícios e destinar corretamente seus resíduos.

Inscrições
Para efetuar a inscrição no Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, deve-se preencher as informações solicitadas, informar qual ou quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) o trabalho atende, conforme regras do regulamento, e também em qual estágio está o projeto apresentado, entre concepção (quando o trabalho foi escrito, mas ainda não iniciou suas atividades), implantação (fase inicial de atividades), operação (em pleno funcionamento) e replicação (quando o trabalho já concluiu as fases anteriores e está em condições de ser replicado). O conteúdo do trabalho poderá ser alterado a qualquer tempo para receber novas informações, dentro do período vigente para as inscrições. O regulamento completo do Prêmio pode ser encontrado na página http://www.fecomercio.com.br/premio/sustentabilidade/regulamento.

Também serão aceitos trabalhos das outras categorias: Academia (professores universitários em atividade e estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e de pós-graduação); Indústria; Órgão Público (integrantes da administração, direta ou indireta, nos Três Poderes, nas esferas federal, estadual ou municipal); e Reportagem Jornalística (rádio/TV, jornalismo impresso e jornalismo online).

Os trabalhos vencedores de cada categoria receberão títulos de capitalização ou previdência no valor de R$ 15 mil e o troféu do 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade durante a cerimônia de premiação, prevista para março de 2018. Também serão reconhecidos os trabalhos classificados em segundo e terceiro lugares.

Sobre o Prêmio

Em sua sexta edição, o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade é tradicionalmente organizado pelo Conselho de Sustentabilidade da Federação. O concurso cultural tem como base o fomento de boas ideias e práticas, com o compromisso ético de apontar caminhos, atuar como guia e liderar o movimento de implantação de conceitos de sustentabilidade em empresas e entidades do seu campo de relacionamentos.

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 154 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por cerca de 30% do PIB paulista - e quase 10% do PIB brasileiro -, gerando em torno de 10 milhões de empregos.

Arquivo - Curtas
27 de outubro de 2017
PIB mais PIV, será que um novo foco de luz no final do túnel?
19 de outubro de 2017
Inauguração do Parque Eólico em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte
29 de setembro de 2017
6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
14 de setembro de 2017
Evento gratuito em São Paulo busca soluções para ampliar acesso a água potável e saneamento básico
11 de agosto de 2017
Shoppings Centers avançam em ações socioambientais
11 de agosto de 2017
Guia contribui para sustentabilidade na produção de leite
11 de agosto de 2017
Apoio aos comerciantes para o descarte de pilhas e baterias
15 de julho de 2016
Sustentabilidade feita em Casa!! Ação Interna da Avaya reduz consumo de 30 mil copos descartáveis
15 de julho de 2016
Do Lixo ao Luxo: Projeto na Rocinha pretende transformar gestão de resíduos em oportunidades de renda!
06 de junho de 2016
Toyota ultrapassa a marca de 9 milhões de veículos híbridos vendidos no mundo
27 de maio de 2016
Braskem reduz suas emissões de gases do efeito estufa
23 de maio de 2016
Fortes investimentos contribuem para que Braskem reduza emissões de gases de efeito estufa
23 de maio de 2016
Toyota inaugura moderna fábrica de motores e reduz impactos ambientais
23 de maio de 2016
CURTAS - Nova Seção
Ações sustentáveis que fazem a diferença
 

2011 ~ 2017 - EcoCanto21
Reinaldo Canto
Todos os direitos reservados - www.ecocanto21.com.br
11 usuários online

Desenvovido por Tecnologia