Quinta-feira, 20 de setembro de 2018   
 
 
 
 

25 de setembro de 2013
Case do Walmart é exemplo de indutor de mudanças no setor varejista
Hipermercado apresenta nova rodada de resultados do programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta.

Camila Valverde, diretora de Sustentabilidade, explica aos participantes da mesa e plateia a nova fase do programa Ponta a Ponta do Walmart.

Foto: Fernando Manoel

Desde 2010, o programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta do Walmart tem sido um importante instrumento de valorização, transformação e estímulo para que os fornecedores da cadeia varejista fabriquem produtos mais sustentáveis e, consequentemente, impactem menos o meio ambiente.

Camila Valverde, diretora de Sustentabilidade da empresa, ocupou o espaço Negócios Sustentáveis, patrocinado pelo Itaú Unibanco, para apresentar os números e os bons resultados alcançados pelo projeto apesar de seu curto período de existência.

Até agora foram realizadas duas edições e uma terceira está em andamento. Participaram já do projeto 23 fornecedores, entre as maiores empresas (Colgate-Palmolive, Coca-Cola e Nestlé, só para citar alguns exemplos), com a obtenção de resultados significativos como a economia de 232.430 litros de óleo diesel; redução na geração de resíduos (industrial e agrícola) na ordem de 250.400 kg; diminuição no uso de massas de embalagem de 79.450 kg e menor consumo de água (cerca de 2 milhões e 400 mil litros).
Camila explicou que isso foi possível a partir da constatação, em 2008, de que qualquer ação para reduzir os impactos causados pela rede só poderia ser feita com a participação direta das empresas vinculadas à sua cadeia produtiva. Os impactos ambientais diretos do Walmart estão na casa dos 8%, enquanto os indiretos, ou seja, os gerados por seus fornecedores representavam naquele momento 92%.

Os consultores do Centro de Tecnologia de Embalagens (Cetea), ligado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), analisaram as melhorias nos produtos e os ganhos ambientais, econômicos e sociais alcançados. Foram consumidos um ano e meio até que os primeiros produtos e processos industriais fossem avaliados e aprovados pelo Cetea. O objetivo principal era o de obter melhorias nos processos da indústria de bens de consumo para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis durante todo o ciclo de vida do produto. “Também foram avaliados itens como transporte, logística e relação equilibrada com serviços ecossistêmicos”, completou Camila.

O poder de negociação do Walmart, nesse caso, foi usado inicialmente como ferramenta de convencimento para engajar as empresas, mas agora já se tornou uma prática de parceria e incentivo a que outros fornecedores da rede de supermercados adotem ações semelhantes aos seus concorrentes.

Após o sucesso inicial do Sustentabilidade de Ponta a Ponta junto a quem lhe fornece os produtos a serem vendidos, o Walmart está colocando foco no consumidor. “Temos exibido vídeos nas lojas, trabalhado com materiais impressos e cursos gratuitos na Fundação Getúlio Vargas (FGV) para trabalhar a conscientização do consumidor sobre a importância da sustentabilidade”, informou Camila. “De qualquer maneira, ainda há muito por fazer, completou”.

O caminho ainda é longo, mas diante dos bons resultados com os produtos feitos já com a meta de redução do uso de embalagens e otimização dos processos de produção, as perspectivas de crescimento são bastante animadoras. Como resultado do esforço e investimento, os itens desta grupo lideram em vendas em seus segmentos, mostrando que o consumidor está cada vez aderindo à causa da sustentabilidade.

* Reinaldo Canto, especial para o Instituto Ethos

 
Arquivo
12 de setembro de 2018
Faltam apenas alguns dias para o dia Mundial da Limpeza
06 de setembro de 2018
Tecnologia que fortalece a reforma ambiental global
27 de agosto de 2018
Uma viagem para a maior criação da humanidade - a Mancha de Lixo do Pacífico Norte
23 de agosto de 2018
Falta menos de um mês para o Dia Mundial da Limpeza
21 de agosto de 2018
Abraps terá participação destacada na Virada Sustentável 2018
18 de agosto de 2018
Abraps na Virada Sustentável: Prêmio Abraps irá contemplar profissionais que atuam em prol do Desenvolvimento Sustentável
16 de agosto de 2018
Um trote diferente nas unidades da FMU: Limpa Brasil faz ação com calouros da Universidade
30 de junho de 2018
Coordenadora do
Let´s Do It visita o país e apoia ações do Limpa Brasil
28 de junho de 2018
Carta pelo Não Uso Político da Secretaria de Meio Ambiente
18 de junho de 2018
Encontro de Lideranças Femininas destaca Projetos de Empoderamento e Geração de Renda
15 de junho de 2018
Workshop discute os 6 anos do Código Florestal com a imprensa
13 de junho de 2018
Comunidade se mobiliza para ter o Rio Pinheiro vivo e sem lixo
06 de junho de 2018
20º FICA: a perfeita combinação entre arte, cultura e sustentabilidade
05 de junho de 2018
Biocicla na Virada Feminina: Transformação de materiais é oportunidade para o empoderamento das mulheres
28 de maio de 2018
Abraps apresenta sondagem sobre o perfil do profissional de sustentabilidade no Brasil
25 de maio de 2018
Estudantes de Boa Vista participam de ação de limpeza na comunidade com o apoio do Limpa Brasil e da Celpe
16 de maio de 2018
Mulheres em situação de rua recebem atendimento de entidades em SP
10 de maio de 2018
Estudantes de escolas estaduais de Brasília Teimosa promovem mutirão de limpeza na comunidade com o apoio da Celpe
 

2011 ~ 2018 - EcoCanto21
Reinaldo Canto
Todos os direitos reservados - www.ecocanto21.com.br
20 usuários online

Desenvovido por Tecnologia