Quinta-feira, 20 de setembro de 2018   
 
 
 
 

23 de setembro de 2014

AGENDA BRASIL SUSTENTÁVEL
O que os presidenciáveis propõem
(e o que não propõem) para enfrentar as mudanças climáticas

Apontado pela ONU, a Organização das Nações Unidas, como um dos maiores desafios da humanidade para os próximos anos, as Mudanças Climáticas exigem ações efetivas rumo à adoção de políticas públicas que reduzam as emissões dos chamados gases de efeito estufa, os GEEs, busquem adaptações para os efeitos que já se manifestam e que promovam investimentos na transição para uma economia de baixo carbono. Essas devem ser as principais ênfases do encontro anual convocado pelo Secretário Geral da ONU, que começa nesta terça-feira, 23, em New York, com o objetivo de aumentar a ambição e o compromisso dos países com o combate a mudanças climáticas.

Para a Agenda Brasil Sustentável qualquer governante que seja eleito a partir de janeiro de 2015 precisará assumir uma posição pró-ativa no enfrentamento dos problemas climáticos e implemente, com a máxima urgência, a Política Nacional de Mudanças Climáticas.

Nesse sentido, as organizações integrantes da Agenda, (http://www.agendabrasilsustentavel.org.br/#!quemsomos/c21kz) cumprem com o seu papel de fomentar as discussões e a participação da sociedade civil na análise e avaliação das propostas de nossos candidatos à Presidência da República ao elaborar um relatório recém concluído - http://goo.gl/PptpxO - baseado nos programas de governo apresentados até o momento referentes ao tema desenvolvimento sustentável.

Para Carlos Rittl, secretário executivo do Observatório do Clima e autor do levantamento relacionado a políticas com incidência em mudanças climáticas, "o interesse da sociedade civil que se organiza em torno deste tema é o de poder propor, colaborar e avaliar o próximo governo no que diz respeito a uma visão compartilhada de desenvolvimento de longo prazo, que leve o Brasil a um caminho que nos permita lidar com nossas vulnerabilidades, com os riscos impostos e com as oportunidades oferecidas pela necessidade de enfrentamento do das mudanças climáticas de forma estratégica."

Glaucia Barros, diretora da Fundación Avina no Brasil e uma das articuladoras da Agenda Brasil Sustentável, reconhece que a maioria dos candidatos buscou considerar temas como desmatamento, agricultura de baixo carbono, energias renováveis e redução de emissões em seus programas. Isso mostra a crescente importância desta agenda no campo político-programático. "No entanto, ainda é bastante genérica a informação disponibilizada por meio dos programas apresentados nas campanhas eleitorais, o que dificulta uma análise mais profunda, pela sociedade, das diferentes proposições e o consequente monitoramento das metas a serem cumpridas no próximo mandato presidencial", critica.

AGENDA BRASIL SUSTENTÁVEL -
A Agenda Brasil Sustentável é um conjunto de princípios e compromissos, condensados em sete eixos estratégicos, que tem por objetivo o comprometimento de candidatos, aos cargos executivos estaduais e federal, por meio de propostas concretas, com o desenvolvimento sustentável do país.

Busca também articular as políticas públicas nacionais com aquelas que definirão os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

A plataforma não concorre e nem substitui iniciativas de organizações, inclusive as que o compõem. Ao contrário, quer fazer sinergia com elas antes, durante e após o período eleitoral, na proposição e no monitoramento dos programas apresentados pelos candidatos.

Acesse: http://www.agendabrasilsustentavel.org.br/

Íntegra do documento: http://goo.gl/PptpxO

Contato para a imprensa:
Reinaldo Canto - reicanto@uol.com.br e 11 9 9976-1610

Arquivo
12 de setembro de 2018
Faltam apenas alguns dias para o dia Mundial da Limpeza
06 de setembro de 2018
Tecnologia que fortalece a reforma ambiental global
27 de agosto de 2018
Uma viagem para a maior criação da humanidade - a Mancha de Lixo do Pacífico Norte
23 de agosto de 2018
Falta menos de um mês para o Dia Mundial da Limpeza
21 de agosto de 2018
Abraps terá participação destacada na Virada Sustentável 2018
18 de agosto de 2018
Abraps na Virada Sustentável: Prêmio Abraps irá contemplar profissionais que atuam em prol do Desenvolvimento Sustentável
16 de agosto de 2018
Um trote diferente nas unidades da FMU: Limpa Brasil faz ação com calouros da Universidade
30 de junho de 2018
Coordenadora do
Let´s Do It visita o país e apoia ações do Limpa Brasil
28 de junho de 2018
Carta pelo Não Uso Político da Secretaria de Meio Ambiente
18 de junho de 2018
Encontro de Lideranças Femininas destaca Projetos de Empoderamento e Geração de Renda
15 de junho de 2018
Workshop discute os 6 anos do Código Florestal com a imprensa
13 de junho de 2018
Comunidade se mobiliza para ter o Rio Pinheiro vivo e sem lixo
06 de junho de 2018
20º FICA: a perfeita combinação entre arte, cultura e sustentabilidade
05 de junho de 2018
Biocicla na Virada Feminina: Transformação de materiais é oportunidade para o empoderamento das mulheres
28 de maio de 2018
Abraps apresenta sondagem sobre o perfil do profissional de sustentabilidade no Brasil
25 de maio de 2018
Estudantes de Boa Vista participam de ação de limpeza na comunidade com o apoio do Limpa Brasil e da Celpe
16 de maio de 2018
Mulheres em situação de rua recebem atendimento de entidades em SP
10 de maio de 2018
Estudantes de escolas estaduais de Brasília Teimosa promovem mutirão de limpeza na comunidade com o apoio da Celpe
 

2011 ~ 2018 - EcoCanto21
Reinaldo Canto
Todos os direitos reservados - www.ecocanto21.com.br
20 usuários online

Desenvovido por Tecnologia