Sexta-feria, 20 de julho de 2018   
 
 
 
 

24 de outubro de 2014

Agenda Brasil Sustentável:
construindo novos diálogos nas eleições brasileiras

Foi com o objetivo de garantir um debate mais programático na campanha eleitoral que desde março deste ano, as 64 organizações integrantes da Agenda Brasil Sustentável vêm atuando no processo eleitoral por meio de diversos encontros (presenciais e virtuais), análises e a disseminação de informações para a sociedade sobre temas referentes aos sete eixos estratégicos da sua plataforma.

Foi um caminho construído coletivamente desde o primeiro encontro, qualificado por vários interlocutores como expressão de maturidade política de importantes coletivos da sociedade civil, que mesmo tendo agendas distintas se dispuseram a uma concertação de propostas articuladas em torno de sete eixos definidos como imprescindíveis a um projeto de desenvolvimento sustentável.

De junho a outubro, diversas ações foram empreendidas pelos integrantes da Agenda. Entre as mais importantes, o estabelecimento de contatos com os comitês dos candidatos para a apresentação do conjunto de propostas; a elaboração de documentos com análises sobre temas específicos como mudanças climáticas, energia e recursos hídricos; gestão pública; além de apoiar a divulgação de demandas e propostas de outras organizações dirigidas aos candidatos.

Com o propósito de pautar também na sociedade um debate programático, foram realizados diversos encontros virtuais e presenciais para apresentar os levantamentos feitos em torno dos programas de governo e discutir perspectivas para os temas da Agenda no novo mandato presidencial.

Um Comitê de Comunicação, reunindo os profissionais da área com atuação nas organizações, dedicou tempo e espaço ao trabalho de dar visibilidade às demandas da Agenda. O uso das redes sociais, sites e contatos na imprensa contribuindo para aprimorar e fomentar a discussão de alguns dos temas cruciais para a sociedade brasileira.

Após o 1º turno, os signatários da Agenda deram continuidade ao trabalho, elaborando uma análise sobre o tema reforma política e divulgando um documento sobre o assunto, considerado prioritário para os integrantes. Três debates foram realizados, um sobre gestão pública; outro sobre mudanças climáticas e um terceiro sobre a própria reforma política e os desafios do próximo governo em relação a essas agendas.

Novamente os coordenadores das campanhas eleitorais dos candidatos foram contatados para se posicionarem sobre os eixos da Agenda e o Comitê de Comunicação divulgou, na imprensa e nas páginas oficiais da plataforma análises e posicionamentos, além de iniciativas de signatários relativas ao processo eleitoral.

Ainda que os candidatos à Presidência da República não tenham atendido ao convite para dialogar com o movimento Agenda Brasil Sustentável, há canais de comunicação estabelecidos com importantes assessores de todos eles, que poderão ser aproveitados para uma interlocução mais permanente com o campo político-partidário.

O momento é de agradecer a todas e todos os signatários da Agenda Brasil Sustentável por essa fantástica articulação, que proporcionou, para além da qualidade indiscutível dos documentos, debates e análises construídas, uma sinergia entre entidades tão diversas, mas que têm em comum a busca por um país cada vez mais justo, democrático e sustentável.

Na noite do próximo domingo o Brasil já deverá conhecer seu próximo presidente. E o Movimento Agenda Brasil Sustentável continuara atuante no acompanhamento das promessas feitas, com o objetivo de manter um canal de diálogo aberto para a prestação de contas dos eleitos junto à população dos compromissos assumidos.

Arquivo
30 de junho de 2018
Coordenadora do
Let´s Do It visita o país e apoia ações do Limpa Brasil
28 de junho de 2018
Carta pelo Não Uso Político da Secretaria de Meio Ambiente
18 de junho de 2018
Encontro de Lideranças Femininas destaca Projetos de Empoderamento e Geração de Renda
15 de junho de 2018
Workshop discute os 6 anos do Código Florestal com a imprensa
13 de junho de 2018
Comunidade se mobiliza para ter o Rio Pinheiro vivo e sem lixo
06 de junho de 2018
20º FICA: a perfeita combinação entre arte, cultura e sustentabilidade
05 de junho de 2018
Biocicla na Virada Feminina: Transformação de materiais é oportunidade para o empoderamento das mulheres
28 de maio de 2018
Abraps apresenta sondagem sobre o perfil do profissional de sustentabilidade no Brasil
25 de maio de 2018
Estudantes de Boa Vista participam de ação de limpeza na comunidade com o apoio do Limpa Brasil e da Celpe
16 de maio de 2018
Mulheres em situação de rua recebem atendimento de entidades em SP
10 de maio de 2018
Estudantes de escolas estaduais de Brasília Teimosa promovem mutirão de limpeza na comunidade com o apoio da Celpe
24 de março de 2018
Fórum Mundial da Água: o necessário cuidado global pela água
23 de março de 2018
Trata Brasil quer tirar saneamento da invisibilidade no Norte e Nordeste
23 de março de 2018
Iniciativa Verde: Programa em Extrema-MG identifica os usos da água e suas possíveis correções Humano
23 de março de 2018
Fórum Alternativo reforça visão da água como Direito Humano
23 de março de 2018
ONU aponta que soluções para a gestão da água estão na natureza
19 de março de 2018
Uma nascente para chamar de sua!
17 de março de 2018
Fórum Mundial da Água: Afinal, quem é dono da água?
19 de janeiro de 2018
Olhar ‘verde’ une escola e profissão
29 de setembro de 2017
3ª Expo Peças dará acesso a tendências, network e novos negócios
20 de julho de 2017
Suspeita de corrupção afeta credibilidade de ações socioambientais
 

2011 ~ 2018 - EcoCanto21
Reinaldo Canto
Todos os direitos reservados - www.ecocanto21.com.br
21 usuários online

Desenvovido por Tecnologia