Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018   
 
 
 
 

30 de setembro de 2015
Iniciativa Verde planta 21 mil árvores para compensar lojas da Leroy Merlin

Como vem fazendo há cinco anos, a rede varejista da área da construção civil contratou a Iniciativa Verde para realizar o plantio de árvores nativas antes de inaugurar três novas unidades localizadas na região da Grande São Paulo (Jaguaré, São Bernardo do Campo e Tamboré). Essas mudas compensarão as emissões de carbono envolvidas nas construções das unidades.

No final de agosto, para celebrar o novo projeto, parte dos funcionários que irão trabalhar nas novas lojas foram até o município de Extrema (sul de Minas Gerais) para conhecer o trabalho da Iniciativa Verde, realizado em parceria com a Prefeitura de Extrema, e também para aproveitar para plantar algumas mudas que irão recompor a mata nativa da região.

Antes de “colocar a mão na massa”, os funcionários junto com a equipe da Iniciativa Verde tomaram café da manhã na sede da Secretaria de Meio Ambiente de Extrema. No local, tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho realizado pela instituição. Lucas Pereira, diretor técnico da organização, falou dos benefícios da recomposição florestal tanto na absorção do carbono causador do aquecimento global, quanto na recuperação de nascentes e mananciais que ajudam a combater a crise hídrica.

Aliás, o projeto de plantio de árvores que a Leroy Merlin está financiando vai beneficiar diretamente a melhoria da situação do Sistema Cantareira, que abastece a população da Região Metropolitana de São Paulo.

A cidade de Extrema possui uma situação privilegiada no cenário da preservação ambiental no Brasil, pois foi um dos primeiros municípios a estabelecer com sucesso o pagamento por serviços ambientais (PSAs) que, neste caso, remunera os proprietários que preservarem as matas naturais e as nascentes de suas propriedades.

O prefeito da cidade, Luiz Carlos Bergamin, também falou aos funcionários da Leroy Merlin sobre a trajetória do sucesso dos projetos ambientais de Extrema com destaque para o projeto Conservador das Águas. Para ele, o apoio da população tem sido fundamental para manter o projeto há mais de 20 anos.

Bergamin agradeceu a presença e apoio da Leroy Merlin e destacou a importância do início da parceria com a Iniciativa Verde. O prefeito de Extrema também afirmou ser fundamental a contribuição das empresas para o sucesso dos projetos de preservação ambiental.

Sobre a Leroy Merlin
A empresa ressalta o seu compromisso ambiental e tem como objetivo reduzir as emissões de CO2 que suas unidades enviam para a atmosfera no dia-a-dia. A ação integra o programa de sustentabilidade que a empresa possui há anos.

Desde 2010, a Leroy Merlin já havia plantado 79 mil árvores com a Iniciativa Verde. “Com essas 21 mil que plantaremos no Sistema Cantareira chegaremos à marca de 100 mil árvores que ajudarão na recuperação da Mata Atlântica no país”, diz Patrick Leffondre, diretor regional da Leroy Merlin em São Paulo.

A Leroy Merlin é líder, pelo sétimo ano consecutivo, no setor de Varejo da Construção Civil conforme o Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção realizado, anualmente, pela equipe de Redação da Grau 10 Editora, que edita a Revista Anamaco. A empresa foi eleita entre as três mais sustentáveis pelo "Prêmio Os Mais Importantes do Varejo", realizado pela Revista Novarejo nos anos de 2012, 2013 e 2014, e sua sede está entre os dez prédios mais sustentáveis pelo site Exame. Ainda em 2013 e 2014, a Leroy Merlin foi premiada entre as 70 melhores empresas para se trabalhar no país, de acordo com a pesquisa anual divulgada pelo Great Place to Work® Brasil em parceria com a Revista Época.

A respeito da parceria da Iniciativa Verde com a Leroy Merlin, o diretor Lucas Pereira disse: “É uma grande satisfação para a Iniciativa Verde trabalhar há 5 anos com a Leroy. E um enorme orgulho de atingirmos juntos a meta de 100 mil árvores nativas plantadas. Acredito que com esse exemplo que a empresa dá para a sociedade, teremos cada vez mais apoio e mais objetivos alcançados. A recuperação de nossas florestas é responsabilidade de todos nós, e a parceria Iniciativa Verde, Leroy Merlin e Conservador de Águas é a prova que isso pode sair do papel”.

Sobre a Iniciativa Verde
A Iniciativa Verde é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como missão contribuir para a construção de um novo tempo baseado em uma economia de baixo carbono e na redução dos impactos ambientais causados pelas atividades humanas. A instituição acredita na busca por novas alternativas de desenvolvimento e oferece uma gama de projetos relacionados ao combate às mudanças climáticas, recuperação ambiental, conservação da biodiversidade e recomposição florestal.

Arquivo
12 de setembro de 2018
Faltam apenas alguns dias para o dia Mundial da Limpeza
06 de setembro de 2018
Tecnologia que fortalece a reforma ambiental global
27 de agosto de 2018
Uma viagem para a maior criação da humanidade - a Mancha de Lixo do Pacífico Norte
23 de agosto de 2018
Falta menos de um mês para o Dia Mundial da Limpeza
21 de agosto de 2018
Abraps terá participação destacada na Virada Sustentável 2018
18 de agosto de 2018
Abraps na Virada Sustentável: Prêmio Abraps irá contemplar profissionais que atuam em prol do Desenvolvimento Sustentável
16 de agosto de 2018
Um trote diferente nas unidades da FMU: Limpa Brasil faz ação com calouros da Universidade
30 de junho de 2018
Coordenadora do
Let´s Do It visita o país e apoia ações do Limpa Brasil
28 de junho de 2018
Carta pelo Não Uso Político da Secretaria de Meio Ambiente
18 de junho de 2018
Encontro de Lideranças Femininas destaca Projetos de Empoderamento e Geração de Renda
15 de junho de 2018
Workshop discute os 6 anos do Código Florestal com a imprensa
13 de junho de 2018
Comunidade se mobiliza para ter o Rio Pinheiro vivo e sem lixo
06 de junho de 2018
20º FICA: a perfeita combinação entre arte, cultura e sustentabilidade
05 de junho de 2018
Biocicla na Virada Feminina: Transformação de materiais é oportunidade para o empoderamento das mulheres
28 de maio de 2018
Abraps apresenta sondagem sobre o perfil do profissional de sustentabilidade no Brasil
25 de maio de 2018
Estudantes de Boa Vista participam de ação de limpeza na comunidade com o apoio do Limpa Brasil e da Celpe
16 de maio de 2018
Mulheres em situação de rua recebem atendimento de entidades em SP
10 de maio de 2018
Estudantes de escolas estaduais de Brasília Teimosa promovem mutirão de limpeza na comunidade com o apoio da Celpe
 

2011 ~ 2018 - EcoCanto21
Reinaldo Canto
Todos os direitos reservados - www.ecocanto21.com.br
26 usuários online

Desenvovido por Tecnologia