Quarta-feira, 12 de dezembro de 2018   
 
 
 
 

06 de setembro de 2018

Tecnologia que fortalece a reforma ambiental global

A equipe do Dia Mundial da Limpeza está empregando diferentes formas de tecnologia para atrair milhões de voluntários em uma ação de limpeza unificada que chegará a mais de 150 países em 15 de setembro.

Reunindo 30.000 líderes dedicados e adicionando tecnologia, resultará em um nível de cooperação e sincronização, nunca antes visto globalmente. Os organizadores esperam que isso estabeleça novos padrões para a cooperação cívica em todo o mundo, usando a tecnologia para cooperar, engajar e colocar em prática estratégias unificadas ao lidar com desafios complexos.

"A tecnologia é usada em todas as etapas da organização do Dia Mundial da Limpeza - mapeando o lixo, sincronizando e comunicando-se entre continentes, compartilhando notícias e desenvolvimentos e descobrindo soluções duradouras para as comunidades locais", disse Eva Truuverk, membro do conselho de administração do World Cleanup Day. .

Com a ação de limpeza se aproximando, a questão já está colocada: o que vai acontecer a seguir? Com vários inovadores em tecnologia envolvidos na ação desde o início, a equipe também está procurando iniciar uma discussão pública sobre o potencial da tecnologia em lidar com a crise global relacionada a má gestão de resíduos.

Rainer Nõlvak, empresário de tecnologia e um dos instigadores originais do movimento Let's Do It, impulsionando o Dia Mundial da Limpeza, saúda o plano da Comissão Européia de proibir plásticos de uso único, mas acha que é inevitável olhar para todo o ciclo de produção: Proibição do uso único de plástico - essa é uma iniciativa muito boa para começar. Em seguida, sugiro uma lei que permita apenas que certos plásticos seguros sejam produzidos. Então poderia haver uma "lei de conserto global" que dita que todos os produtos - pelo menos eletrodomésticos - deveriam ser facilmente consertados e peças sobressalentes deveriam ser fáceis de obter".

Um dos maiores problemas, ele aponta, é a grande variedade de plásticos produzidos, o que torna a coleta e a reciclagem difíceis e caras. Se o número de diferentes plásticos produzidos for mantido sob controle, a reciclagem será mais barata e as empresas encontrarão maneiras lucrativas de coletá-la. "Deveria haver um sistema global de coleta de lixo onde os cidadãos podem trazer seus resíduos plásticos e receber algum tipo de pagamento. O mais importante é motivar as pessoas a coletar lixo plástico em vez de jogá-lo na natureza", enfatizou Nõlvak.

"A visão computacional se desenvolveu muito rapidamente nos últimos 10 anos, portanto, do ponto de vista tecnológico, a classificação automatizada de lixo tornou-se significativamente mais fácil do que costumava ser. Por exemplo, é possível desenvolver máquinas automatizadas instaladas em locais públicos capazes de coletar o plástico da população em troca de dinheiro. A máquina identificaria o tipo de plástico e aceitaria apenas os tipos certos", argumentou o empreendedor Ahti Heinla, co-fundador da Starship Technologies.

Trabalhar com dados sobre a localização, conteúdo e quantidade de resíduos mal administrados, tanto local como globalmente, é outra área para exploração futura. A World Waste Platform, criada pela Let's Do It Foundation e dirigida por uma comunidade de voluntários dedicados, está recolhendo dados de diferentes aplicações de mapeamento de resíduos para fornecer a primeira visão global da nossa atual situação de resíduos: "Sabemos que 30% do lixo mundial acaba na natureza e os oceanos, mas não sabemos exatamente onde. Após o mapeamento, teremos uma visão geral de onde as áreas mais críticas são e podemos lidar com elas. É uma plataforma que fornece dados abertos para todos usarem, para desenvolver outras soluções locais ou regionais ", afirma Kadri Maripuu, chefe de mapeamento da Let's Do It Foundation.

O Dia Mundial da Limpeza reunirá milhões de voluntários em 150 países para unir-se com sua energia, boa vontade e preocupação com o meio ambiente, para limpar seus países de poluição de resíduos em um único dia. O Dia Mundial da Limpeza está sendo impulsionado pelo movimento cívico "Let´s do It! World, que iniciou ações de limpeza em 113 países ao longo da última década, com mais de 20 milhões de voluntários. O movimento começou na pequena Estônia, em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. A tecnologia criada pelo ex-arquiteto-chefe do Skype e co-fundador da Starship Technologies, Ahti Heinla, permitiu que a equipe organizadora mapeasse mais de 10.000 pontos de lixo antes da limpeza e organizasse o trabalho de 50.000 voluntários.

O ano de 2018 marca 100 anos desde a fundação da República da Estônia. O Dia Mundial da Limpeza 2018 é o maior presente da Estônia para o mundo no seu 100º aniversário.

Aqui no país, o Limpa Brasil é o responsável por organizar e coordenar as ações em território nacional (www.limpabrasil.org). A organização conta com o apoio fundamental da Neoenergia, por meio de suas subsidiárias Coelba (Bahia) e Celpe (Pernambuco) possuem o programa Vale Luz que incentiva a troca de materiais recicláveis por descontos na conta de luz.

Limpa Brasil
O Instituto Limpa Brasil é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a conscientização da população brasileira para o problema do descarte irregular do lixo urbano por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo.

A proposta para o Dia Mundial de Limpeza #WorldCleanUpDay é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas, com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos em agentes de mobilização, que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto do lixo.

Site: http://www.limpabrasil.org/

Facebook: https://www.facebook.com/Limpa.Brasil.letsdoit

YouTube: https://www.youtube.com/user/LimpaBrasilLetsDoIt

Instagram: https://www.instagram.com/LimpaBrasil/ - @limpabrasil

Mais informações sobre os eventos do centenário: www.EV100.ee.

Website: www.worldcleanupday.org

Facebook: https://www.facebook.com/worldcleanupday2018/

Twitter: https://twitter.com/letsdoitworld

Informações para a Imprensa:
Reinaldo Canto
reicanto@gmail.com e telefone: 11 9 9976-1610

 
Arquivo
12 de setembro de 2018
Faltam apenas alguns dias para o dia Mundial da Limpeza
06 de setembro de 2018
Tecnologia que fortalece a reforma ambiental global
27 de agosto de 2018
Uma viagem para a maior criação da humanidade - a Mancha de Lixo do Pacífico Norte
23 de agosto de 2018
Falta menos de um mês para o Dia Mundial da Limpeza
21 de agosto de 2018
Abraps terá participação destacada na Virada Sustentável 2018
18 de agosto de 2018
Abraps na Virada Sustentável: Prêmio Abraps irá contemplar profissionais que atuam em prol do Desenvolvimento Sustentável
16 de agosto de 2018
Um trote diferente nas unidades da FMU: Limpa Brasil faz ação com calouros da Universidade
30 de junho de 2018
Coordenadora do
Let´s Do It visita o país e apoia ações do Limpa Brasil
28 de junho de 2018
Carta pelo Não Uso Político da Secretaria de Meio Ambiente
18 de junho de 2018
Encontro de Lideranças Femininas destaca Projetos de Empoderamento e Geração de Renda
15 de junho de 2018
Workshop discute os 6 anos do Código Florestal com a imprensa
13 de junho de 2018
Comunidade se mobiliza para ter o Rio Pinheiro vivo e sem lixo
06 de junho de 2018
20º FICA: a perfeita combinação entre arte, cultura e sustentabilidade
05 de junho de 2018
Biocicla na Virada Feminina: Transformação de materiais é oportunidade para o empoderamento das mulheres
28 de maio de 2018
Abraps apresenta sondagem sobre o perfil do profissional de sustentabilidade no Brasil
25 de maio de 2018
Estudantes de Boa Vista participam de ação de limpeza na comunidade com o apoio do Limpa Brasil e da Celpe
16 de maio de 2018
Mulheres em situação de rua recebem atendimento de entidades em SP
10 de maio de 2018
Estudantes de escolas estaduais de Brasília Teimosa promovem mutirão de limpeza na comunidade com o apoio da Celpe
 

2011 ~ 2018 - EcoCanto21
Reinaldo Canto
Todos os direitos reservados - www.ecocanto21.com.br
28 usuários online

Desenvovido por Tecnologia